Com o objetivo de ajudar a conceber a visão do audiovisual que queremos, o 33º Cine Ceará, em parceria com a CONNE e com o apoio da CEAVI (Ceará Audiovisual Independente), convida agentes e instituições de todos os setores, para dois dias de debates e reflexões.
9h às 12h:30
Jeff RobinsTEMA
O Governo Federal, através do MINC/SAV e da Ancine, é protagonista das políticas para o audiovisual, mas uma efetiva nacionalização da produção não será alcançada sem uma maior inclusão dos estados e municípios no fomento. Já temos um Sistema Nacional de Cultura, mas como ele pode ser melhor utilizado para ajudar nesse processo? Como os entes da Federação podem se somar para otimizar recursos e ações? Que experiências do passado oferecem exemplos positivos?
Joelma Gonzaga - Secretária do Audiovisual do MINC
Juca Ferreira - Pasta de Economia Criativa do BNDES
André Figueiredo - Deputado Federal
André Saddy - Diretor Geral do Canal Brasil
Paulo Alcoforado - Diretor da Ancine
Wolney Oliveira - Cine Ceará
14h:30 às 17h:30
Jeff RobinsTEMA
Como entender o papel da Ancine no fomento à produção e distribuição? Como aproximar a Agência dos produtores das regiões CONNE para melhor compreensão da sua realidade e promover a implementação de ações mais eficientes?
Lais Santoyo Lopes da Fonseca - Superintendente de Fomento/ANCINE
Iris Sodré - CONNE
Diego Medeiros - Sales e Medeiros Advogados
9h às 12h:30
Jeff RobinsTEMA
O modelo das plataformas de streaming tem sido objeto de regulação em diversos países. Atualmente, aqui no Brasil, elas ainda operam em um ambiente totalmente desregulado, sem contribuírem financeiramente com o Fundo Setorial do Audiovisual e sem nenhuma regra em relação ao conteúdo nacional. Como a regulação em discussão no Congresso pode contribuir para uma participação mais saudável dessas plataformas internacionais no ecossistema audiovisual brasileiro?
Maurício Xavier - Diretor Presidente da CONNE
Cibele Amaral - CONNE
Fernando Moreira da Silva Junior - Consultor de Projetos da Ancine (Fratem)
André Saddy – Diretor Geral do Canal Brasil
Rosana Alcântara - Novo Conselho Superior de Cinema
Iris Sodré - CONNE
14h:30 às 17h:30
Jeff RobinsTEMA
Um audiovisual efetivamente nacional e diverso não será uma realidade sem uma participação muito mais efetiva dos estados e municípios nas políticas de fomento, sem esquecer a importância das parcerias com instituições da sociedade, que têm um papel fundamental na formação e na difusão, entre outras ações. Como intensificar e otimizar esses papéis? Como estabelecer máxima sinergia entre os entes da Federação e com a sociedade civil organizada para o desenvolvimento do audiovisual CONNE?
Paulo Alcoforado - Diretor da Ancine
Luisa Cela - Secretária de Cultura do Ceará
Maria Dora Mourão - Cinemateca Brasileira
Iris Sodré - CONNE
Roger Pires - Cineasta e Diretor da CEAVI