George Moura

George Moura

George Moura, roteirista, é pernambucano do Recife, formado em jornalismo pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade de Campinas, São Paulo) e mestre em Artes Cênicas pela USP (Universidade de São Paulo). George Moura é autor de séries como “Onde está meu coração”, “Amores roubados”, “O rebu”, “Cidade dos homens”, “Onde nascem os fortes” e “Guerreiros do Sol”, e roteirista dos filmes “Moro no Brasil”, de Mika Kaurismaki, “Linha de passe”, de Walter Salles, “O nome da morte”, de Henrique Goldman, “Redemoinho”, de José Luiz Villamarim, “O grande circo místico”, de Cacá Diegues, “Getúlio” e “As polacas”, de João Jardim, entre outros.

Moura já ganhou diversos prêmios, entre eles, O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2019, por Melhor Roteiro Adaptado de “O grande circo místico”, Prêmio ABRA de Roteiro de Melhor Roteiro Adaptado, em 2018, por “Redemoinho”, e já foi três vezes vencedor do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). No Festival de Cannes, o filme “Linha de passe” ganhou, em 2008, o prêmio de Melhor Atriz para Sandra Corveloni e “O grande circo místico” foi exibido no mesmo festival como "Hors Concours". Criou e escreveu o programa “Por toda minha vida”, da Globo, e tem oito indicações ao Emmy Internacional, o Oscar da TV.

George Moura acaba de voltar do sertão do Nordeste, onde está sendo rodada a nova novela dele e de Sergio Goldenberg (“Guerreiros do Sol”) para o streaming Globoplay, com estreia prevista para 2025, dirigida por Rogério Gomes, que foi indicado ao Emmy deste ano pela novela “Pantanal”, exibida na TV Globo. As cenas com Isadora Cruz, Alice Carvalho, José de Abreu e Thomaz Aquino estão sendo rodadas nos arredores da cidade de Piranhas, Alagoas, à margem do rio São Francisco.

VOLTAR